
Hereditariedade
A informação genética que codifica as características comuns a toda uma espécie, decidindo a sua constituição física e certos comportamentos característicos da mesma, é designada por hereditariedade específica.
Por outro lado, a hereditariedade individual diz respeito à informação genética que codifica as características que distinguem cada individuo dentro de uma espécie. Ou seja, todos nós somos humanos e únicos, pois todos temos a mesma hereditariedade específica e diferente hereditariedade individual.
GENÓTIPO
O genótipo corresponde à constituição genética de uma célula. É no genótipo que se encontram as características que um indivíduo poderá ter ou não ter quando nascer, dependendo do meio em que se desenvolve.
FENÓTIPO
O fenótipo diz respeito à aparência do indivíduo, ou seja às particularidades observáveis de alguém, que resultam do genótipo.
Conclui-se assim, que a constituição física do ser humano resulta da interação do genótipo com os mais variados fatores, sendo os de maior destaque os hereditários e os do meio ambiente.
(clica em baixo para saberes mais sobre a influência do meio)